sábado, 16 de outubro de 2010

O TERMINAL


       O Terminal, filme de 2004, estrelado por Tom Hanks e dirigido por Steven Spielberg, conta a história de um turista que ao chegar  ao EUA  percebe que seu país natal acaba de ser tomado por um golpe.
       Viktor, que não fala nenhuma palavra do idioma local, percebe que tem várias dificuldades para se encontrar neste país, onde terá que passar dias dentro do aeroporto até a liberação do seu passaporte para o ingresso naquele país.
       E é com essa história que tentaremos expor a importância da comunicação em nossas vidas.
       Com todos os fatores indo de contra o protagonista, ele vive uma experiência nova e de intensa descoberta para ele e para nós expectadores.
       Tendo a intenção de mostrar as diversas  formas de comunicação entre nós e as mais primitivas até os dias de hoje, podemos explorar todos os tipos de linguagem; sinais luminosos, que são comuns em aeroportos, imagens cedidas por monitores, onde o protagonista percebe que de fato está acontecendo algo em seu país natal, a gesticulação, quando o mesma mostra para a funcionária do chek-in  um dos formulários a serem preenchidos, a fala que mesmo em vários idiomas “códigos” é de natureza individual  e extremamente explorada como de praxe, em se tratando  de linguagem que é socialmente de fato o principal objeto do nosso estudo.
       Podemos citar alguns exemplos de cenas nas quais podemos tirar componentes da comunicação quando o personagem principal, agindo como emissor, chega ao balcão e tenta  transmitir uma informação para uma funcionária  “ receptora”,  que não compreende a fala e gestualmente  pede para ele trocar o formulário, o que se repete várias vezes para que ele possa chegar ao seu objetivo.
       A retroalimentação da mensagem passa a ser tão freqüente entre eles que um funcionário do aeroporto usa Viktor como “canal” para chegar até a funcionária do balcão mesmo com um código de mensagem diferente, conseguindo passar o referente assunto a funcionária em troca de algumas comodidades no local que de fato está residindo.
       Diante de tal situação, o personagem principal passa a fazer valer a sua cultura e inteligência expressada de várias formas, como na cena que ele com dois livros de bolso tenta comparar as duas línguas e conseguir identificar e decifrar o idioma local. Sujeito inteligente, bom censo e excelente conduta, grande exemplo de honestidade e caráter invejável a nossa civilização atual.
       E com muita paciência e insistência, passando por várias dificuldades, o protagonista consegue se comunicar  e sobreviver por vários dias dentro daquele aeroporto, no qual viveu bonitas histórias de amizade, compreensão e amor. Nesta última ele contou com a ajuda de seus novos amigos, dando um toque de romantismo em meio às dificuldades apresentadas.
       Poderíamos enfim, citar inúmeras cenas onde fica claro como é importante todo e qualquer meio de comunicação, mas com este breve resumo podemos deixar claro os componentes da comunicação e a forma como ela se coloca em meio à sociedade atual.




FIM

Nenhum comentário:

Postar um comentário